Tamanho de mercado de uma empresa: aprenda calcular

Tamanho de mercado de uma empresa: aprenda calcular

Tamanho de mercado

Uma empresa consolidada, provavelmente, é resultado de um plano de negócios bem elaborado e executado, que garantiu o cumprimento das metas e do cronograma dentro dos limites esperados. O Tamanho de Mercado dessa empresa não é muito diferente, ele revela justamente o seu potencial de crescimento, considerando a receita do setor e da categoria em que está inserida, bem como o número de consumidores e o valor médio das transações. Se um empresário precisa planejar a abertura, também precisa ter consciência, em dados aproximados, sobre o futuro da sua empresa. Mas como calcular corretamente e chegar ao valor exato?

Comece entendendo as métricas

O Tamanho de Mercado é calculado de acordo com métricas específicas indicadas por uma das maiores referências em capital de risco do mundo, a Sequoia Capital. Nomeadas de TAM, SAM e SOM, é fundamental entendê-las para começar a fazer as contas.

A TAM (Mercado Endereçável Total) representa a soma da receita de parte de um setor. O que é um número muito alto diante da realidade de apenas um negócio, já que ele não pode suprir toda essa demanda.

A métrica SAM (Mercado Endereçável Aproveitável) é um pouco mais direcionada do que a TAM e revela a soma da receita de uma categoria específica inserida em um setor, mas ainda pode estar fora da realidade da empresa.

Por isso, para obter o Tamanho do Mercado, a mais próxima do esperado é a métrica SOM (Mercado Alcançável Aproveitável), que representa a receita de um negócio levando em consideração sua localização, concorrência e fornecedores.

Como Calcular

Depois de entender as métricas, é hora de calcular de fato o Tamanho de Mercado, e pra isso existem dois métodos: o Top-down e Bottom-up.

‘De cima pra baixo’, como é traduzido livremente, o Top-down está baseado em pesquisas de mercado divulgadas por empresas do setor, que são facilmente encontradas com uma busca na internet. Esses dados costumam representar uma fatia mais abrangente e utilizam a métrica TAM para o cálculo.

Bem diferente é o método Bottom-up em que o próprio dono do negócio é quem calcula as expectativas de receita multiplicando a quantidade de clientes do seguimento pela receita média de cada um, utilizando mais SAM e SOM.  Dados que também são disponibilizados por meio de relatórios de empresas e agências especializadas.

Qual método escolher

No momento de fazer esse cálculo, o importante é ter consciência sobre qual método é o mais adequado de acordo com os dados disponíveis. Além de investir tempo e dedicação, já que o Tamanho de Mercado é um dos principais indicadores para possíveis investidores. É por meio dele que eles projetam suas chances e porcentagens de retorno. Se o objetivo é buscar parceiros, é primordial que eles entendam como a empresa chegou às projeções do seu Tamanho de Mercado.

Fonte: Vinstra S/A | Imagem destacada: Pixabay

Visite nosso BLOG